SE SUSTENTABILIDADE É POUPAR RECURSOS, ELA NÃO AUMENTA A CRISE JÁ QUE PRODUZIMOS MENOS      

 

NEED WORK.jpg

Esse questionamento certamente tem lógica! Não, não se assuste! Explicaremos adiante.

Vivemos em uma sociedade que praticamente tudo tem base na produção e no consumo. Você nasce e passa a vida tentando produzir e consumir, afinal, para ter um teto para morar, para estudar, para conquistar o mínimo de qualidade de vida, segurança e estabilidade é preciso ralar muito. E como conseguimos isso? Produzindo e consumindo.

 

Comida vem da terra! Roupas veem da terra! Água vem da terra! Um teto para morar precisa de... terra. E embora tudo isso venha da terra, tudo você tem que comprar, pois, está em poder de alguém, normalmente uma empresa. Não temos conhecimento de que Deus, o Universo, ou a natureza tenha deixado escrituras em nome de qualquer pessoa, mas quando você nasce tudo já tem um dono.

 

Assim, temos que produzir e consumir para ser ”alguém”, não têm como escapar!

 

Estamos vivendo tempos de crise, certo? Agora em outubro de 2016 o Brasil tem 12 milhões de desempregados, as empresas não estão produzindo, as pessoas não estão comprando, e assim diminui o consumo de recursos como água, energia e combustíveis, certo?

 

Então precisamos ajudar o Brasil a crescer, crescer e crescer! O PIB (Produto Interno Bruto), conhecido como total de riquezas produzidas no País, precisa decolar, para que se gere emprego, renda, e a economia volte a girar.

 

E quando isso não ocorre qual a consequência? Crise! Crise econômica e principalmente crise política, nenhum governo resiste às crises econômicas, o PIB é mais importante do que os índices de analfabetismo, mortalidade infantil, expectativa de vida, violência e qualquer outro indicador.

 

Então gente, vamos ajudar o Brasil a crescer, vou convidar todos (é uma piada, não leve a sério o convite) a tomar uma atitude que vai ajudar a aumentar o PIB. Vamos cada um de nós pegar pelo menos um pneu e jogar no Rio Tietê! O que??? Isso! Pense bem, se nós enchermos o Rio Tietê de pneus o Governo do Estado terá de contratar empresas para fazerem desassoreamento do Rio para retirar os pneus, e isso gera o que? Emprego, renda, dinheiro! Não é verdade? A empresa que realizar o serviço terá que contratar empregados, utilizar retro escavadeira, balsas, combustível, etc., olha como vai movimentar a economia.

 

Claro, jogar pneu no Rio Tietê é um absurdo, mas essa não é a lógica da nossa economia? Não é assim que funcionamos? Quanto mais extraímos, produzimos e consumimos, mais PIB. Nossa vida gira em torno do PIB, e medir a riqueza de um país assim é uma estupidez.

 

E dentro dessa lógica estúpida do PIB, a pergunta que dá o título a esse texto pode até fazer sentido! E para aumentarmos o PIB estamos avançando  por exemplo na floresta amazônica para criar gado e plantar soja, transgênica diga-se de passagem.

 

E olha como essa lógica estúpida do PIB funciona. Tem uma cidade aqui na Grande São Paulo numa região conhecida como ABC Paulista chamada Santo André, por acaso a cidade da Oito Elementos Sustentabilidade. Santo André possui 60% do seu território em área de manancial, 60% do território de Mata Atlântica, e a cidade tem conseguido ao longo dos anos manter essa área intocável.

 

Sabe o que a cidade tem ganhado com isso? Nada! Sim, nada! Nem um pontinho no PIB, nenhum pouquinho a mais de repasse dos Governos Estadual e Federal para aplicar na cidade. Agora imagina se acabarmos com metade dessa área de Mata Atlântica e instalarmos umas 20 indústrias, quanto aumentaria o PIB?

 

Vamos mudar essa lógica, é evidente que precisamos produzir, é uma necessidade, mas e o equilíbrio onde está, já que o incentivo é apenas para o que se consome? Quanto vale o ar puro que a área de manancial proporciona? Quanto vale a água que é jogada no ar pelas árvores? Qual o valor desse patrimônio de mata atlântica que preserva a biodiversidade e suas infinitas possibilidades? Quanto vale a água que essa área local proporciona? Então a cidade deve receber por esses serviços ambientais que proporciona também!

 

Por isso, o PIB é uma estupidez, e nossa vida, nossa sociedade não pode, não deve girar em torno dessa porcaria, mas para isso, nós, cada um de nós temos de mudar, parar de viver para consumir.

 

É muito bacana a gente conseguir comprar um carro novo, melhor, cheio de recursos que um “popular” não tem, mas, por favor, acredite, caso você não consiga, você não é um fracassado. Gente, sustentabilidade não é apologia à pobreza! Tudo que você compra você não paga com dinheiro, você paga com sua vida, com o tempo de sua vida. Quando for comprar algo pense, não estou pagando xis reais, estou pagando com xis tempo de vida, essa abordagem muda tudo.