OS OITO ELEMENTOS
 
Compartilhamos a crítica de que os três elementos que fundamentam o conceito de Desenvolvimento Sustentável são subjetivos e não possuem clareza da maneira que são postos, afinal, ser considerado socialmente justo, por exemplo, depende dos olhos de quem avalia a situação. A mesma incógnita está presente na avaliação de o que é ambientalmente correto, e em relação ao o que é viável economicamente.

 

WP_20151209_004.jpg
Justamente por considerar o TBL um modelo incompleto, a atuação da OITO ELEMENTOS SUSTENTABILIDADE está alicerçada em OITO ELEMENTOS que entendemos necessários para se alcançar a SUSTENTABILIDADE.

 

1.ELEMENTO ECONÔMICO
2.ELEMENTO SOCIAL
3.ELEMENTO AMBIENTAL
4.ELEMENTO CULTURAL
5.ELEMENTO GENEROSIDADE
6.ELEMENTO CIDADANIA
7.ELEMENTO INTEGRALIDADE
8.ELEMENTO AMOR
 
Nenhum dos elementos que fundamentam a OITO ELEMENTOS são de nossa autoria, todos eles foram concebidos por intelectuais ou ativistas, no entanto, foi com base em nosso entendimento que convergimos para um ponto de vista que elenca os oito elementos para se alcançar a sustentabilidade.
 
NOSSO ENTENDIMENTO
 
O que há de mais notável e também de mais frágil em nosso planeta é o equilíbrio. Para que nossa mãe Terra nos proporcione a vida, uma infinidade de relações que envolvem os quatro elementos da natureza, fogo, água, terra, ar, além da fauna e da flora, e outros incontáveis aspectos, agem com uma precisão perfeita de maneira que haja um equilíbrio que proporcione a vida.

Há na natureza uma cadeia de relacionamentos milimetricamente conectados, e qualquer alteração nesses elementos desencadeiam uma série de consequências, e a estabilidade desses relacionamentos depende também da relação da Terra com o sol, com a lua, com os outros planetas, com o espaço, que nos dão o movimento de translação, rotação, o dia, a noite, o ano, as estações, etc..
 
Os mares possuem 3,6% de sal. Essa é a proporção que permite a ocorrência de vida nos mares, uma proporção diferente inviabilizaria as condições da vida no mar como conhecemos, além disso, essa proporção também regula as correntes marítimas e o clima.

 

Nossa atmosfera possui 21% de oxigênio. É essa composição que permite a vida, uma quantidade menor também inviabilizaria a vida como conhecemos, e uma quantidade maior do que 26% por exemplo, ocasionaria explosões quando fizéssemos fogo.

 

Há uma grande preocupação no mundo por conta do declínio da população de abelhas que são responsáveis pela polinização de 70% dos vegetais. O que acontecerá se as abelhas desaparecerem? Maçã, melão e castanha-do-pará são exemplos que dependem das abelhas.
 
Enfim, essa inter-relação entre tudo moldou um ambiente equilibrado, mas extremamente sensível, e qualquer espécie que venha a sofrer algum desequilíbrio traz como consequência uma série de outros desequilíbrios para outras espécies.
 
Por outro lado, há uma espécie que se desaparecer em nada desequilibra o meio ambiente, o ser humano. Ironicamente, essa espécie denominada ser humano é marcada por uma característica oposta, o DESEQUILÍBRIO. O Ser Humano possui as suas relações com a própria espécie em desequilíbrio como também desequilibra toda a vida no planeta.
 
Todas as outras espécies executam com inconsciência suas funções para que o equilíbrio seja mantido, governadas por uma Força desconhecida pelo homem, ao passo que, o homem, consciente de sua falta de importância para a natureza exerce a disfunção de desequilibrar.
 
Para nós essa é a chave, o EQUILÍBRIO.

 

Acreditamos que as razões de uma sociedade tão desequilibrada é consequência de um ser humano desequilibrado, e que somente conquistaremos uma sociedade sustentável quando o ser humano como indivíduo também buscar o equilíbrio.
 
Nesse sentido, a OITO ELEMENTOS identifica 4 elementos, ou valores, ou práticas, necessários para obtermos uma sociedade sustentável, e que não sendo considerados nas decisões humanas, torna o caminho mais longo e difícil na busca da sustentabilidade.
 
Esses elementos, ou valores, ou práticas, são a GENEROSIDADE, A CIDADANIA, O AMOR e a INTEGRALIDADE. Acreditamos que uma sociedade sustentável somente é possível com pessoas que pratiquem esses valores.