VIDROS                                                                                      

 

vidro.jpg

Todos os anos o Brasil produz em média 980 MIL toneladas de vidro, mas apenas 47% desse vidro é reciclado. Isso significa que mais de 500 MIL toneladas de vidro são descartadas no meio ambiente, nos lixões e aterros. (CEMPRE, 2014, ON LINE). 

 

As embalagens de vidro podem facilmente serem recicladas, não há impedimentos tecnológicos, depende apenas do exercício da nossa cidadania é necessário.

 

 

Problemas ambientais e risco à saúde

Os vidros quando descartados no meio ambiente são extremamente perigosos, pois podem feriar a qualquer um gravemente em um casco ou ponta de vidro.

 

O vidro demora aproximadamente 4MIL anos para se decompor. (GLASSISGOOD, 2014, ON LINE).

 

Os vidros são feitos de areia e demais minerais como calcário e dolomita, e como deixamos de reciclar mais da metade do vidro produzido no Brasil, todos os anos temos que retirar matéria-prima dos nossos estoques de recursos naturais para produzir cerca de 500 MIL toneladas de embalagens de vidro.

VIDRO BIODEGRA.jpg

 

O vidro NÃO é recomendado para incineração, pois se funde a apenas 1.500 graus quando se transforma em cinzas. (CEMPRE, 2014, ONLINE)

O vidro NÃO tem poder calorífico, não pode ser co-processado para geração de energia. (FEAM, 2014, ONLINE)

VIDRO BIODEGRA2.jpg

 

SÓ HÁ UMA SOLUÇÃO, RECICLAR!
 

VIDRO RECICLA.jpg

Ainda temos muito trabalho a fazer, a Alemanha em 2010 reciclou 87% das embalagens de vidro, a Suiça 95%, e nós não passamos da metade.

O principal mercado para recipientes de vidros usados é formado pelas vidrarias, que compram o material de sucateiros na forma de cacos ou recebem diretamente de suas campanhas de reciclagem. 

Além de voltar à produção de embalagens, a sucata pode ser aplicada na composição de asfalto e pavimentação de estradas, construção de sistemas de drenagem contra enchentes, produção de espuma e fibra de vidro, bijuterias e tintas reflexivas.

 

A inclusão de caco de vidro no processo normal de fabricação de vidro reduz o gasto com energia e água. Para cada 10% de caco de vidro na mistura economiza-se 4% da energia necessária para a fusão nos fornos industriais e a redução de 9,5% no consumo de água.


Outro aspecto é o menor descarte de lixo, reduzindo os custos de coleta urbana, e aumentando a vida útil dos aterros sanitários.
 

vidro é 100% reciclável e pode ser reciclado inúmeras vezes, preservando importantes recursos naturais como areia, barrilha, calcário, água, entre outros.

 

O QUE FAZER?

Para descartar os vidros adequadamente precisamos nos atentar para detalhes importantes, como embrulhar o vidro quebrado (para evitar acidentes) e separar as embalagens dos outros tipos de vidro.

VIDRO DIVERSOS.jpg

 

Na cidade de São Paulo existem mais de 3.800 Pontos de Entrega Voluntária em supermercados, escolas, bancos, condomínios, entre outros, em que se pode descartar as embalagens de vidro. Cidades como Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul na região do ABC Paulista, já possuem a coleta seletiva porta a porta, não sendo necessário se deslocar até um ponto de entrega.


Mas se você possui um bar, restaurante ou outro comércio conheça o www.glassisgoog.com.br, projeto de logística reversa para mobilização da cadeia produtiva de embalagens de vidro.

 



Saiba mais em:

http://www.cempre.org.br/ft_vidros.php

http://www.glassisgood.com.br/

http://www.feam.br/images/stories/fean/errata%20texto.pdf

http://www.abividro.org.br/educacional/historia-do-vidro

http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/servicos/amlurb/coleta_seletiva/index.php?p=4623

http://www.abividro.org.br/reciclagem-abividro

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-reciclagem/reciclar-vidro.php