ÓLEO DE COZINHA USADO                                                                   

 

oleo saiba mais.jpg

O consumo anual de óleo de cozinha no Brasil gira em torno de 3 bilhões de litros, ou 250 milhões de litros ao mês, mas apenas 6 milhões são reciclados (ECOOLEO, 2013, ON LINE).
 

Existem diversas iniciativas de ONG’s (Organização Não Governamental) e empresas para o recolhimento do óleo de cozinha usado, mas ainda milhões de litros de óleo são descartados nos ralos das pias das residências e dos estabelecimentos comerciais.

 

ÓLEO DE COZINHA USADO É UM AGENTE POLUIDOR AGRESSIVO


O estrago ocasionado pelo descarte do óleo de cozinha usado é enorme, tanto é assim, que o CONAMA (Conselho Nacional de Meio Ambiente) através da sua Resolução 430 limita o lançamento de óleo nos corpos d’água em 50mg por litro de água (1 litro de óleo para 20 mil litros de água), e para os rios Classe 1, 2 ou 3, a presença do óleo deve ser virtualmente ausente.

 

Para ser decomposto nos corpos d’água o óleo de cozinha usado consome por volta de 5.000 vezes mais oxigênio do que o esgoto bruto - DBO5 (Demanda bioquímica de oxigênio em 5 dias)-. Além disso, o filme flutuante de óleo de cozinha usado formado na superfície da água dificulta a troca gasosa e a oxigenação.

 

OLEO PIA.jpg

A ATITUDE DA FIGURA A ESQUERDA EXIGE

  

4 MIL VEZES MAIS OXIGÊNIO 

 

DOS CORPOS D'ÁGUA PARA DECOMPOR O RESÍDUO QUE DA FIGURA A DIREITA!!!

OLEO DESCARGA.jpg

 

O óleo de cozinha usado ainda causa a proliferação de vetores, como ratos e baratas, e causa a obstrução das redes de esgoto.

 


O QUE FAZER?

 

FALE COM A OITO ELEMENTOS PARA DAR UMA DESTINAÇÃO ADEQUADA A ESSE RESÍDUO.